domingo, 9 de dezembro de 2012

Casamento/projetode Deus



“Põe-me como selo sobre teu coração, como selo com teu braço”. O selo autentica – o selo é sinal de propriedade, um sinal de garantia e exclusividade. (A partir de agora nos perecemos) E os dois serão um... MT. 19.6 e MC 10. 6 a 8.
O que é o casamento?
    Uma cerimônia...
·   Uma exigência da sociedade...
·   Um contrato entre duas pessoas...
·   Uma instituição...
·   Uma cumplicidade...
·   Um relacionamento conjugal (sexo)...
Tudo isso e muito mais, uma aliança, um voto com Deus que quando quebrado atrai a ira de Deus.  Malaquias 2.10.16. Deus odeia o divórcio. Por que o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela tua companheira e a mulher da tua aliança. Cuide bem de seu casamento e não seja infiel com a mulher com quem você casou por que Deus ODEIA... ODEIA... ODEIA O DIVÓRCIO. Ml. 2.16.
O amor tudo sofre, tudo espera, tudo suporta... Tudo supera. Tente outra vez.
Não fique procurando culpados... Não fique cobrando.
“São as raposinhas que estragam as plantações. Ct 2. 15. As raposinhas destroem as plantações em flor.” “Não tropeçamos numa montanha, tropeçamos e caímos em pequenas pedras”.  “Uma fagulha incendeia uma floresta.” Levante e tente outra vez. Se você teme a ira de Deus tente outra vez. “Dura coisa é cair nas mãos de um Deus vivo.” A quem você ofendeu com o seu pecado.
“Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz: Tente outra vez”. Se quiser ser feliz tente outra vez. Deus é fiel... Quem pisa na bola somos nós e não Deus. Deus é fiel. Tente outra vez. “Não existe impossível para Deus”. Não tentar é não deixar Deus fazer um milagre. È se contentar com migalhas. 
O amor jamais acaba. 1 Co. 13.8.
Que Deus converta o coração da esposa ao esposo e do esposo a esposa e dos  pais aos filhos. Precisamos orar e cuidar da família – Um projeto de Deus. “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. “Deus entra na minha casa. Entra na minha vida.” 
Amém e Amém. Certamente será assim.


sábado, 24 de novembro de 2012

Bondade - Nelson Mandela

'Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente  ao coração humano do que seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta." Nelson Mandela
O ser humano diferente de todos os outros animais aprende por imitação. Aprendem as palavras, a moda, os valores... E o que foi aprendido é transformado, modificado, acrescido, melhorado e transmitido.
Por esta razão, Nelson Mandela, com toda nobreza de alma, convoca a humanidade para uma análise de seus valores e uma mudança de atitude. 
Nesta convocação ele toca no "x" do problema - O amor - A única maneira de resolver a questão do preconceito racial ou qualquer outra dificuldade. O amor um sentimento a ser aprendido e capaz de mudar esta e outras situações.
Assim como Mandela, Martin Luther King, outro nobre negro, deixa preciosa lição: "O amor é a única força capaz de transformar um inimigo em amigo." "A escuridão não pode expulsar a escuridão, apenas a luz pode fazer isso. O ódio não pode expulsar o ódio, só o amor pode fazer isso."
Por isso, Martin Luther King também lança um desafio, uma chamada, uma convocação: "O que mais me preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... o que mais me preocupa é o silêncio dos bons". 
Não podemos ficar ver a vida passar, somos desafiados a participar: "Ou vivemos todos juntos como irmãos, ou morrremos todos juntos como idiotas" King. Não podemos nos calar: "Quem aceita um mal sem protestar, coopera com ele" King
"Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra."Bob Marley. "O mundo está farto de ódio" e "Os fracos nunca podem perdoar". M Gandhi
Eu tenho um sonho. O sonho de ver o sonho de M. Luther King realizado - que haja unidade na diversidade e beleza nas nossas diferenças. Respeito é o que espero.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Educação não custa caro

Brasil 6ª Economia Mundial, 72º na Saúde, 88º na Educação, 84º Índice IDH e 3º Pior índice de desigualdade do Mundo!
"Educação não custa caro o que custa muito caro é o descaso com a educação!"
Os professores baianos não estão simplemente e greve. Estamos de luto.

O amor


Prá não dizer que não falei de AMOR.

Na canção “Al di La” o amor é descrito com um sentimento incondicional, imortal, imbatível, indestrutível... Veja a possível versão:

Muito além.
Não creio ser possível.
Se pudesse lhe diria estas palavras.
Muito além do bem mais precioso... Está você.
Muito além do sonho mais ambicioso... Está você.
Muito além das coisas mais belas.
Muito além das estrelas... Está você.
Muito além... Está você para mim.
Você significa muito para mim.
Muito além...
Muito além do mar mais profundo... Está você.
Muito além do limite do mundo... Está você.
Muito além do céu infinito.
Muito além desta vida... Está você.
Muito além... Está você para mim.

Quem não gostaria de amar ser amado assim. Às vezes o amor não ultrapassa a esquina. Não sobrevive a primeira crise financeira... Desgasta-se antes do fim do mês. O Amor “fogo que arde e não se ver” se apaga por quê? Por isso o poeta descreve: “que seja imortal enquanto dure”. E não, é imortal por que é eterno.
O amor é um sentimento raro. Salomão na mesma visão da música “Al di La” descreve. “As muitas águas não poderia apagar o meu amor, nem os rios, afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens da sua casa pelo meu amor seria de todo desprezado. Ct. 8.7” Muito além do bem mais precioso... Está você. “Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte. Ct. 8.6. Arrebataste o meu coração com um só olhar... O teu amor é melhor que o vinho (me embriaga mais que o vinho). Que delícia o aroma do teu perfume... tuas mãos destilam mirra e os teus lábios são com mel. Ct. 4 9 e 11/ 5.5 Cubram-me com os teus beijos. Ct.1.1
Na música Monte Castelo/ legião urbana foi usado 1.Co. 13- “... se não tiver amor eu nada serei.” Agora, pois permanece a fé, a esperança e o amor. E o maior deste três é o AMOR.
“Eu sei que vou te amar por toda minha vida eu vou te amar.” Vinicius nesta composição também demonstra o desejo de imortalizar o amor. Para isso Salomão conta um segredo: “São as raposinhas que destroem as plantações.” Ct.2 15.”Ninguém tropeça numa montanha, mas em pequenas pedras”. São os problemas pequenos que destroem o amor... Leia Cânticos não só o esposo enche a esposa de elogios... O cabelo, os dentes, a elegância, o perfume, o umbigo etc. Mas a esposa enche o esposo de elogios. A sua voz é canção aos meus ouvidos. Ct. 2.8. Leia Cântico dos cânticos de Salomão e não se esqueça dos pequenos detalhes. “
“E os dois se tornam um”.
“O amor é um sentimento raro – invista.”

As sem-razões do amor

Eu te amo porque te amo,
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.

Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.
Carlos Drummond de Andrade

terça-feira, 17 de abril de 2012

A oração que causou polêmica

  A oração que causou polêmica

O Rev. Joe Wright, na abertura do ano legislativo do Senado de Kansas (EUA), pronunciou a seguinte Oração. As reações foram violentas. Eis a Oração:
 "Senhor, viemos à tua presença, neste dia, para te pedir perdão e orientação. Conhecemos a tua palavra, que diz: "Malditos os que chamam de bem o que está mal",... mas é justamente isso o que temos feito. Perdemos o equilíbrio espiritual e mudamos os nossos valores. Exploramos o pobre e damos a isso o nome de "sorte". Recompensamos a preguiça e chamamos isso de "assistência social".

Matamos nossos filhos que ainda não nasceram e dizemos que é "livre escolha". Executamos os nossos condenados e isso recebe o nome de "justiça". Não impomos limites aos nossos filhos e chamamos isso de "desenvolver a auto-estima". Abusamos do poder e isso é chamado de "política". Cobiçamos os bens do nosso vizinho e damos a isso o nome de "ter ambição". 

Emporcalhamos os programas de rádio e de televisão com baixaria e pornografia e chamamos isso de "liberdade de expressão". Ridicularizamos os valores desde há muito estabelecidos por nossos antepassados, dizendo que são "caretas e ultrapassados". Ó Deus, penetre o nosso coração com o teu olhar, purifica-nos e livra-nos dos nossos pecados. Amém".


De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.  Rui Barbosa

 "Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá, foi como criar um lindo vaso de flores para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente, que Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de Avião e sim de Camburão...”.