terça-feira, 23 de agosto de 2011

Bom conselho - (Aula de Filosofia 18.08.2011)

Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação.Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua história.

objetivo da atividade - Explorar e contextualizar o conhecimento da cultura popular afim de enriquecer e valorizar a nossa identidade cultural.

Colégio Estadual Idalina da Silva Dourado/ Atividade de Filosofia. 3º Ano

A letra da canção foi composta a partir da modificação de alguns provérbios e ditos populares, resultando em um sentido bastante interessante. Leia com atenção.

Bom conselho
Chico Buarque/1972
Para o filme Quando o carnaval chegar de Cacá Diegues


Ouça um bom conselho
Que eu lhe dou de graça
Inútil dormir que a dor não passa
Espere sentado
Ou você se cansa
Está provado, quem espera nunca alcança

Venha, meu amigo
Deixe esse regaço
Brinque com meu fogo
Venha se queimar
Faça como eu digo
Faça como eu faço
Aja duas vezes antes de pensar

Corro atrás do tempo
Vim de não sei onde
Devagar é que não se vai longe
Eu semeio vento na minha cidade
Vou pra rua e bebo a tempestade

Assim como Chico Buarque, elabore um texto novo a partir de elementos muito conhecidos. Selecione alguns provérbios  e ditos populares, modifique-os um pouco e combine-os de forma a produzir um novo sentido.

Ditos populares
Adilio e Tarles
Atividade de Filosofia/2011/3MB

Nessa vida é preciso ter amigos de verdade
pois quem semeia ventos colhe tempestates
Devemos escolher amigos com muita precisão
Pois que ver cara não ver coração

Você tem que escolher as pessoas certas para amar
É melhor prevenir que remediar
É preciso aprender a viver e aceitar a dor
Pois um dia é da caça outro do caçador

Precisamos saber agradecer os bons e maus presentes
Pois cavalo dado não se olha os dentes
E para encerrar aprendar a negociar
Abra um olho para vender e dois para comprar.
18.-08.2011/ aula de filosofia 3º ano B.

Um comentário: