domingo, 15 de junho de 2014

O Comportamento Humano




Existem certos comportamentos que são previsíveis, pois se tornaram um círculo vicioso na raça humana.

Como nos comportamos quando pecamos? Da mesma forma de Adão.

Quando Deus veio falar com Adão depois dele ter caído. Ele responde O Senhor devia dizer isso para Eva e não para mim. Quando Deus fala com Eva ela responde: O Senhor devia dizer isso para a serpente também. Quando erramos nós nos justificamos, explicamos, procuramos uma desculpa ou transferimos a culpa.

Jesus vai resolver umas questões pendentes com Pedro. Veja com ele reagiu. Depois de acertar tudo Jesus disse para Pedro o tipo de morte que ele  iria glorificar a Deus. Pedro olhou em volta e viu João e perguntou: e o que vai acontecer com João?  Respondeu Jesus: Se eu quiser que ele permaneça vivo até que eu volte o que lhe importa? João 21:19-22 e Pedro não entendeu a ironia socrática de Jesus e saiu divulgando que João não iria experimentar a morte (outro comportamento Humano) Deduzirmos as coisas como achamos convenientes. Foi por isso que ele mesmo inspirado pelo Espírito escreveu Nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1:20-21

Por isso que tantas vezes encontramos nas escrituras: Quem tem ouvidos ouça.  Ouvimos a pregação da palavra e procuramos alguém ou dizemos essa é para fulano. As escrituras não dizem que tem pescoço dê uma virada para traz vê se sicrano já chegou. Quem tem olho olhe e procure o irmão “fulano” que essa é para ele. Bem falou o profeta Isaías ao nosso respeito: Ouvi, ouvi e nada entenderam. Vede e vede e nada viram e nada perceberam. Is. 6.9. Somos obstinados quando estamos envolvidos em um pecado. Veja a didática que Deus usou através do profeta Natã para convencer Davi de seus pecados. 2 Samuel 12. O Espírito Santo é quem nos convence pecado, da justiça e do juízo. (João 16.7-11.)

Outro comportamento errado nós temos quando olhamos o testemunho de alguém que venceu, julgamos que essas pessoas foram feitos de outra essência. Ah! Mais isso foi Abraão, isso foi José, Daniel, Elias, Jeremias... Ah! Meu pai era um homem bom. Eu não sou bom como meu avô. Como está escrito: Não há nenhum justo, nem um sequer; Não há ninguém que entenda ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer. Romanos 3:10-12 Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. Tiago 5.17.A diferença desses homens é que eles se entregaram a Deus  buscaram em Deus uma direção e foram obedientes, creram e isso nós também podemos fazer.

Aurélio Agostinho disse “A medida do amor é amar sem medida”
 Vamos aplicar este principio ao perdão. A medida do perdão é perdoar sem medida.
O 1º passo depois que tropeçar, depois de cair deve ser em direção a cruz.

Concluindo:

Deus não te ama menos porque você pecou. O amor de Deus é Perfeito. Deus não te ama menos quando você está mal humorado, quando você tem um pensamento ruim, quando você faz uma coisa muito errada. Quando isso acontece é você se afasta de Deus.

O amor de Deus é perfeito Ele é Todo amor. Como amor eterno eu te amei, por isso com benignidade te atraí. Jeremias 31:3. Às vezes dizemos que quem não vem pelo amor, vem pela dor.  Deus nos atrai pelo amor, com bondade Com amor perfeito, Eterno, incondicional... Ele nos amou 1º. Nós o amamos porque ele nos amou primeiro. 1 João 4:19 Amou-nos quando ainda éramos pecadores. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. Romanos 5 .8. Por que Deus amou ao mundo de tal maneira que Jesus preferir morrer a viver sem você. João 3.16. Não vale a pena viver longe dele. Faça as pazes com Deus. Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão. 1 João 4:20-21
E Jesus disse-lhe: Amará o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22:37-40. A sua vitória, a sua comunhão com Deus, a sua felicidade DEPENDE desse comportamento. È responsabilidade pessoal. E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Que pensais, vós, os que usais esta parábola sobre a terra de Israel, dizendo: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram?Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que nunca mais direis esta parábola em Israel. Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá. Ezequiel 18:1-4. Entenda. Que o Espírito Santo nos convença dos nossos pecados e o outro? O que você tem com isso? Você não é responsável pelo outro, não queira fazer justiça com as próprias mãos. (outro comportamento humano errado)
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 1 João 1:9

Explicar, justificar, transferir a culpa, fazer justiça com as próprias mãos é natural – humano.
Perdoar é espiritual – Divino. João 1:29: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo“. Por isso essa condição é só para quem nasceu de novo. O nosso 1º nascimento é biológico, terreno, humano. O 2º nascimento é celeste, espiritual, de Deus. Se você nasceu de novo foi para viver o Céu. “Seja feita tua vontade na terra como ela é feita no céu.” Eu não posso ser completamente feliz na terra, pois eu fui feita para viver no céu. E aqui na terra eu vivo porções do céu ou momentos de felicidades. Não é a plenitude do Céu /uma manifestação da glória de Deus.

Quando Jesus começou seu ministério os seus seguidores achavam que ele iria implantar seu reino aqui na terra. Lucas 24.21. Em uma ocasião eles entraram em Samaria como Jesus não foi aceito naquela ocasião os discípulos sugeriram que orassem e pedissem fogo para destruir aquela comunidade. (Comportamento Humano

Obs: É isso que sinto quando eu penso no PT. Como o Reino de Deus não é desse mundo eu não posso pedir a Deus que destrua o PT posso simplesmente não votar – Comportamento divino.kkkkk