sexta-feira, 14 de março de 2014

Do Mito ao Logos



  Do MITO .....................................Ao LOGOS.

Como tudo começou?
Pesquisa de opinião 2º ano/2013.
turmas
Quantos
Criação
Explosão
?
2AM
28 alunos
27 alunos
01 aluno
-x-
2BM
34 alunos
29 alunos
05 alunos
-x-
2CM
22 alunos
20 alunos
02 alunos
-x-
2AN
17 alunos
10 alunos
06 alunos
01 aluno
Total
101 alunos
86 alunos
14 alunos
01 aluno
‘No principio criou Deus os céus e a terra’. Gênesis 1.1
Obs.: 01 Deus nasceu?
Pesquisa de opinião 2º ano/2014.
turma
Quantos
Criação
Explosão
?
2AM
21
18
-x-
03
2BM
34
33
01
-x-
2CM
19
15
03
01
2AN
19
12
-x-
07
2BN
13
07
-x-
06
Total
106alunos
85alunos
04alunos
17alunos
‘No principio criou Deus os céus e a terra’. Gênesis 1.1
Obs.: 01 Deus nasceu?
“O universo me desorienta. Não posso imaginar um relógio sem o relojoeiro.” Voltaire.
Nos trabalhos feitos pelo 2º ano a grande maioria descreveu a origem de tudo se baseado na revelação de Gênesis. Sendo assim vamos refletir a partir deste ponto. Mas, antes precisamos fazer algumas considerações.
·          A primeira consideração é que quando vocês responderam que foi Deus que formou tudo ou tudo aconteceu através de uma grande explosão não explica como. Então a questão apresenta outra vez. Como Deus criou tudo? Ou de onde surgiu este material que explodiu?
·          A segunda consideração é que precisamos rever o conceito de criação.
 O que é criar?
Criar é fazer alguma coisa do nada. Criar é privilegio de Deus. Pois a criação propriamente dita exige uma potência infinita. É, portanto, necessário afirmar que Deus criou o mundo, e Ele o criou do nada. Porque se quiséssemos supor uma substância preexistente, da qual Deus tenha formado o mundo, o problema apenas se apresentaria de novo: esta substância preexistente ao mundo, de onde vem? Ou Deus tirou-a do nada absoluto, ou a formou de sua própria substância. Como é absurda esta segunda hipótese, não resta mais do que a criação ex nihilo.  (A Criação – curso de filosofia de Jolivet.)
“Deus chama a existência as coisas que não existe”. Romanos 4.17.
Quando dizemos vou criar galinhas. Ou uma mãe diz: criei meus filhos com muita dificuldade. Está falando de aspecto da criação e não da criação propriamente dita. Quem cria é responsável pelo que criou. Cuida.
Houve um aluno que levantou a seguinte questão: Tudo foi criado quando Deus nasceu. (2º ano/2013)
Ora, se Deus foi gerado por outro Deus ele é um semideus. E de onde veio este outro Deus que gerou este semideus? A questão volta a repetir.
Quanto a isso veja as considerações que Aristóteles fez. “Deus é ato puro, “causa sui” Deus é a causa de si mesmo. Quer dizer, não foi gerado, existe por si só. É pensamento em ato ou pensamento do pensamento. O que Ele planeja Ele realiza. (história de filosofia Michele Federico Sciacca/ Editora mestre Jou volume I Pg.96)
“Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos podem ser frustrados’ Jó 42.2


Quem na concha das suas mãos mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmo? Quem recolheu e numa vasilha calculou quanta terra existe no mundo inteiro?  Quem guiou o Espírito de Senhor? Quem é capaz de lhe aconselhar? Quem o instruiu e lhe ensinou sabedoria e lhe mostrou o caminho do entendimento?
 Isaías 40. 12 1 14.
“Antes de Deus, deus nenhum se formou e depois de Deus, deus nenhum haverá”.  Agindo Deus, quem impedirá?Isaías 43.10.
“Senhor, tu tens sido o nosso refúgio de geração a geração. Antes que os montes nascessem e se formasse a terra e o mundo. De eternidade a eternidade, tu és Deus.“ Salmo 90. 1 e 2.
Do Mito ao Logos
Na busca por uma explicação da origem do mundo (A PHYSIS) surge a doutrina do LOGOS como razão ou causa do mundo.
 (Por doutrina devemos entender que é um conjunto de princípios, ensinamentos ou opiniões que serve de base para resolver uma questão. Uma base sólida/um fundamento.) 
Na doutrina do Logos podemos ver dois pontos fundamentais:
·          1º O Logos é a substância ou causa do mundo;
·          2º O Logos é a pessoa divina. (Dicionário de Filosofia/N.Abbagnano. Pg.601)
A doutrina diz que O Logos é a substância ou a causa do mundo e esta substância é a pessoa divina foi defendida pela primeira vez por Heráclito. Esta concepção foi tomada pelos Estoicos, os quais virão na razão o “principio ativo” do mundo que anima, ordena e guia a matéria. O principio ativo é o Logos, isto é Deus, ele eterno e o artífice de todas as coisas. O Logos como principio ativo é identificado pelos Estoicos como o Destino. Já para Plotino o Logos que age na matéria é potência capaz e age como um selo que imprime a sua forma em toda a matéria. O Logos é o Intelecto divino que ordena o mundo. Desta ideia nascem todas as formas de panteísmo. Para Filão de Alenxadria o Logos é um ente intermediário entre Deus e o mundo, o trâmite da criação.
Destes conceitos formados pelos filósofos o Evangelista João vai explicar a doutrina do Logos identificando com O Cristo. João 1.1.
Se pegarmos alguns conhecimentos que temos de verbo e aplicarmos ao Logos – o Verbo Jesus (O Verbo encarnado) descrito no Evangelho de João 1.1. Entenderemos um pouco do seu ministério e mistério.
 
Jesus é a palavra. A Palavra que foi pronunciada para a criação de tudo que há... E palavra tem sua classificação. (artigo, adjetivo, pronome, interjeição, preposição... verbo) Como Palavra Jesus se encarnou feito Verbo.
Verbo é uma palavra que indica ação, estado ou fenômeno. Jesus - é a ação, o estado e o fenômeno em carne e osso, ou seja, em pessoa. Encarnado
·          Ação - em física é movimento. Essa ideia de movimento é que faz como Tales pense na água como princípio de todas as coisas. Anaxímenes, pelos mesmos motivos de Tales diz ser o ar o princípio de tudo. Essa mesma ideia de movimento é considerada por Platão quando tenta dá uma definição de Deus - o automóvel - ou por Aristóteles - O primeiro motor ou o motor imóvel que a si mesmo gerou dando movimento a tudo que existe. Já para o evangelista João é O Cristo - O Verbo encarnado o princípio de todas as coisas.
·          Ação no sentido jurídico é um processo – Mover uma ação... Deus abriu um processo ou moveu uma ação contra o inferno e mandou seu Filho Jesus com uma carta de apreensão e busca e este desceu ao inferno tomou a chave das mãos do diabo e rasgou em público a carta da nossa dívida. – Col. 2. 14 e 15. Jesus é o Logos – o Verbo dos verbos. O Verbo encarnado segundo João.
·           Ação no sentido da ciência econômica é um bem, um título, uma propriedade. Se você quiser ser acionista do Reino de Deus aceite Jesus como seu Salvador e Senhor pessoal.  João 3.16. Pois Jesus é O Verbo – O Logos! E faz de todos que o recebe coerdeiros do reino de Deus.
·          Estado - modo de ser ou existir - São os verbos que indica condição, situação, posição. (ficar, ser, estar, permanecer, continuar...) Jesus é O Verbo encarnado que tem um nome que está acima de todo nome - é O Todo-poderoso, Senhor, Príncipe da Paz, Maravilhoso, Conselheiro. A sua condição é de Vencedor. Rei. Deus. Príncipe da paz!
·          Fenômeno - Existe fenômeno maior do que Jesus? (As pessoas costumam dizer Ronaldinho o fenômeno! Ronaldinho é ou foi um fenômeno no futebol – Isso vai passar... ou está passando... ou já passou. Ronaldinho já se aposentou!). Jesus é O FENÔMENO! Nasceu de uma virgem, o seu nascimento foi marcado por fenômenos, uma estrela, anjos... Sua vida foi marcada de fenômenos, transfigurou-se, andou por sobre as águas, transformou água em vinho, multiplicou os pães e os peixes, realizou de um modo fenomenal uma grande pescaria, curou, expeliu demônios, ressuscitou e sua volta é anunciada pelos profetas através de um fenômeno - um relâmpago vai abrir o céu meio a meio e todo olho verá. Jesus é um Fenômeno!
 Jesus é o Verbo encarnado - A ação, o estado e o fenômeno em pessoa.
O verbo tem modo - Indicativo (o modo da certeza) - Subjuntivo (o modo da dúvida) e Imperativo (o modo da ordem).
Jesus é a certeza - Mateus 18.20 - Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome (Jesus), ali estou no meio deles... "Quem crê em mim tem a vida eterna" João 6.47. Quem vem a mim de maneira alguma lançarei fora
Jesus é a certeza que lança fora a dúvida - “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar - 1”. João 1.9. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
 A ordem do Verbo Jesus - "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações." Mateus 28.19. Abençoai e não amaldiçoeis. Romanos 12.14. Amai... Perdoai...
Tempo do verbo. Passado - presente e futuro


Jesus - aquele que era que é e que há de vir Apoc. 4.8 - Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre. Hebreus 13.8. O alfa e o ômega - o princípio e o fim
.
 

Verbo tem pessoa - Deus é Pai (1ª Pessoa) Deus é Filho - Jesus (2ª pessoa) Deus é Espírito Santo (3ª pessoa)
Existem verbos que são chamados de abundantes porque possuem duas formas de particípios. Morrer é um verbo abundante - morto e morrido.
Jesus é a Vida e é um verbo superabundante - “Onde abundou o pecado superabundou à graça”. Romanos 5.20. Logos - Jesus - O Verbo encarnado.


Quer ser salvo? Quer ser livre? Quer ser feliz? Conjugue O Verbo Jesus.

Num enunciado existem quantas orações quantos verbos tiverem. Não existe oração sem verbo... Não existe oração sem Jesus.


E afinal, como tudo começou? Quem sou eu? O que faço aqui?  Donde vim? Para onde vou?  Eu vou é? Cuidado pra não ir pro beleleu!

 Como Deus criou tudo? Ou de onde surgiu este material que explodiu? Eis a questão!