sábado, 24 de novembro de 2012

Bondade - Nelson Mandela

'Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente  ao coração humano do que seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta." Nelson Mandela
O ser humano diferente de todos os outros animais aprende por imitação. Aprendem as palavras, a moda, os valores... E o que foi aprendido é transformado, modificado, acrescido, melhorado e transmitido.
Por esta razão, Nelson Mandela, com toda nobreza de alma, convoca a humanidade para uma análise de seus valores e uma mudança de atitude. 
Nesta convocação ele toca no "x" do problema - O amor - A única maneira de resolver a questão do preconceito racial ou qualquer outra dificuldade. O amor um sentimento a ser aprendido e capaz de mudar esta e outras situações.
Assim como Mandela, Martin Luther King, outro nobre negro, deixa preciosa lição: "O amor é a única força capaz de transformar um inimigo em amigo." "A escuridão não pode expulsar a escuridão, apenas a luz pode fazer isso. O ódio não pode expulsar o ódio, só o amor pode fazer isso."
Por isso, Martin Luther King também lança um desafio, uma chamada, uma convocação: "O que mais me preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... o que mais me preocupa é o silêncio dos bons". 
Não podemos ficar ver a vida passar, somos desafiados a participar: "Ou vivemos todos juntos como irmãos, ou morrremos todos juntos como idiotas" King. Não podemos nos calar: "Quem aceita um mal sem protestar, coopera com ele" King
"Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra."Bob Marley. "O mundo está farto de ódio" e "Os fracos nunca podem perdoar". M Gandhi
Eu tenho um sonho. O sonho de ver o sonho de M. Luther King realizado - que haja unidade na diversidade e beleza nas nossas diferenças. Respeito é o que espero.